Geral Esporte
17h10 02 Agosto 2025
Atualizada em 02/08/2025 às 17h10

Skatistas do Brasil dominam street masculino, com 5 dos 6 finalistas, do STU da Suécia

Os skatistas do Brasil dominaram neste sábado as semifinais do street masculino da primeira edição de um STU no exterior e conquistaram 5 das 6 vagas para a final. O melhor desempenho foi registrado por João Lucas Alves, o Xuxu, único a avançar com uma nota acima dos 80 pontos na pista do Freden Skatepark, em Varberg, na Suécia. Xuxu conseguiu 83,27.

"Faz um bom tempo que eu não chego à uma final de um evento internacional como esse. É muito importante para mim e estou muito feliz. E me surpreendo cada vez mais por estar aumentando meu nível de manobras", afirmou Xuxu. "Estou me sentindo confortável dentro da pista para mostrar o meu diferencial, que são as manobras de switch que ninguém usa normalmente nas competições. Foco agora é buscar subir nesse pódio e levar esse troféu para o Brasil, para minha família", completou.

Os demais brasileiros na disputa pelo título neste domingo, às 12h10 (de Brasília), são Carlos Ribeiro (com nota 74,42), Wallace Gabriel (65,68), Gabryel Aguilar (75,29) e Ivan Monteiro (73,82). O intruso na disputa por medalhas é o peruano Angelo Caro (73,90). Marcelo Batista foi o único skatista do País e disputar as semifinais e ficar fora da decisão.

Campeão brasileiro de street, Ivan Monteiro classificou esta primeira etapa desta nova liga mundial de "momento incrível". "É o primeiro STU internacional e um passo muito grande para o skate e a comunidade brasileira", afirmou ele. "O STU vem organizando alguns dos melhores e maiores eventos do mundo há muito tempo. E é um tour profissional atrás do outro", completou Monteiro, que disse que Xuxu é um "irmão e uma inspiração" para ele.

TRÊS BRASILEIRAS DESAFIAM FAVORITISMO DE ESPANHOLA NO FEMININO

Daniela Terol conseguiu, com sobras, a maior nota deste sábado nas semifinais femininas do street. Ela conseguiu 78,00, bem acima da brasileira Isabelly Ávila, que tinha a nota mais alta, com 62,62.

"Gosto muito desse formato do STU, em que temos direito a três voltas e a uma bomb trick ao final de cada uma delas, uma manobra extra com a qual aumentamos a nossa nota", afirmou a espanhola, que na primeira fase, na sexta-feira, conseguiu uma nota ainda melhor (81,94), sendo a única a superar os 80 pontos. "Muito feliz de ter andado muito bem ontem e hoje, mas vamos ver como será a final", completou Terol.

Vice-campeã da primeira etapa do Pro Tour STU, em Porto Alegre, onde foi superada por Rayssa Leal, que não compete na Suécia, Daniela Terol terá como adversária as brasileiras Ávila, Maria Almeida (57,62) e Gabi Mazetto (54,39), além da holandesa Keet Oldenbeuving (60,18) e da sueca Lucie Schoonheere (55,05). A final feminina será às 11h05 (de Brasília) deste domingo.

VEJA TAMBÉM