Uma mulher sofreu uma tentativa de golpe na última terça-feira (30), em Campos Altos/MG, por meio de ligação telefônica através da falsa central de atendimento.
A vítima procurou a reportagem da TV KZ relatando que recebeu uma ligação no telefone fixo informando que havia uma tentativa de compra utilizando seu cartão. Ela foi questionada pelo suposto atendente sobre a compra, no entanto, informou que não tinha conhecimento e ao verificar constatou que nenhum valor havia sido debitado. Foi então que o golpista relatou que seu cartão tinha sido bloqueado, mas para registrar o bloqueio e também bloquear o aplicativo (App), ela precisava realizar três transferência por meio de Pix, nos valores de R$ 1.250, R$ 2 mil e R$ 4 mil.
O fraudador ainda pediu para ela ligar na central do banco, no número que aparece atrás do cartão, assim ela fez. Como provavelmente a ligação teria sido feita de um celular para um telefone fixo o golpista permaneceu na chamada e simulou o atendimento da central. Isso acontece porque em uma ligação feita de um celular para um fixo, para que uma chamada seja finalizada, não basta apenas colocar o telefone no gancho. É necessário que o responsável pelo aparelho móvel também finalize a ligação. “Ele já atendeu direto, não teve um primeiro atendimento eletrônico para que a ligação fosse direcionada”, disse a vítima.
Ao falar com a suposta central, o estelionatário então forneceu para vítima dados de um CNPJ, segundo ele, o mesmo que havia tentando comprar com o cartão dela, para que a mulher fizesse as transferências para registrar o bloqueio do cartão e do app. Ela desconfiou da situação, mas chegou a digitar os dados apenas para verificar as informações.
Segundo ela, não confirmou a transferência e ligou para seu banco, onde foi orientada que se tratava de um golpe.
De acordo com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), o banco nunca liga para o cliente pedindo senha nem o número do cartão e também nunca liga para pedir para realizar uma transferência ou qualquer tipo de pagamento.
Se receber esse tipo de contato, desconfie na hora. Desligue e entre em contato com a instituição através dos canais oficiais, de preferência usando o celular ou aplicativos móveis, para saber se algo aconteceu mesmo com sua conta.
*Entre para o grupo de WhatsApp da TV KZ e receba as notícias em seu celular clicando AQUI.
*Siga o Instagram da TV KZ clicando AQUI.