Economia
15h50 08 Maio 2025
Atualizada em 08/05/2025 às 15h50

Superintendência-Geral do Cade recomenda rejeição da compra da Gemini pela SM Empreendimentos

Por Eduardo Rodrigues Fonte: Estadão Conteúdo

A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) recomendou ao tribunal do órgão antitruste a rejeição da aquisição, pela SM Empreendimentos-Purifarma, da totalidade das quotas representativas do capital social da Gemini, e, indiretamente, de sua subsidiária Lepuge. O despacho foi publicado no Diário Oficial da União (DOU).

Empresas de ambos os grupos atuam nos mercados de distribuição de insumos farmacêuticos, cosméticos, alimentícios e fitoterápicos para as farmácias de manipulação, a indústria farmacêutica, cosmética, alimentícia, de suplementos, veterinária e para os órgãos públicos; além da distribuição de produtos de EPI.

"Ambos são capazes de ofertar insumos a preços competitivos, pois vendem quantidades significativas de insumos e usufruem de ganhos de escala. Assim, entende-se que os níveis de rivalidade atualmente existentes no mercado de distribuição de insumos farmacêuticos para farmácias magistrais não são suficientes para tornar improvável o exercício de poder de mercado das requerentes no Brasil", avaliou a Superintendência-Geral do Cade.

O órgão chegou a oferecer às empresas a negociação de um Acordo em Controle de Concentrações (ACC) para mitigar as preocupações decorrentes da sobreposição horizontal gerada pela operação, mas os grupos optaram por não apresentar nenhuma proposta.

VEJA TAMBÉM