O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera as pesquisas em cenários de um eventual segundo turno nas eleições presidenciais de 2026. O petista aparece com vantagem de 10 pontos porcentuais sobre o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e o governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD). Os dados são da pesquisa Quaest divulgada nesta terça-feira, 16.
Lula também mantém vantagem expressiva sobre outros nomes da direita. Em simulações de segundo turno, o presidente tem 11 pontos porcentuais de vantagem sobre o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), e 12 pontos sobre o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo).A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas presenciais, entre os dias 11 e 14 de dezembro de 2025. O levantamento tem nível de confiança de 95% e margem de erro de dois pontos porcentuais.
Flávio Bolsonaro cresce entre não bolsonaristas
No confronto com Flávio Bolsonaro, 37% dos eleitores que não se identificam nem com a esquerda nem com a direita afirmam que votariam em Lula, enquanto 23% dizem que votariam no senador. Outros 34% afirmam que não votariam em nenhum dos dois.
Na comparação com agosto, houve crescimento da intenção de voto no senador, de 19% para 23%, enquanto o porcentual favorável a Lula caiu de 41% para 37%. O índice de eleitores que rejeitam ambos os candidatos permaneceu estável, em 34%.
Entre eleitores da direita não bolsonarista, aumentou a intenção de voto em Flávio Bolsonaro, de 72% para 79%. Já entre lulistas, bolsonaristas e eleitores da esquerda não lulista, os porcentuais se mantiveram dentro da margem de erro.
Bolsonaristas divergem em segundo turno entre Lula e Tarcísio
Apesar do aumento da intenção de bolsonaristas de votar em Tarcísio de Freitas em um eventual segundo turno contra Lula, o nome do governador paulista não é unânime nesse grupo. Setenta e três por cento (73%) dos eleitores que se identificam como bolsonaristas afirmam que votariam em Tarcísio nesse cenário. Em novembro, esse porcentual era de 67%.
No cenário contra Tarcísio, a disputa se mostra mais equilibrada entre os eleitores que não se identificam ideologicamente. Nesse grupo, 34% votariam em Lula e 29% em Tarcísio. Outros 31% afirmam que não votariam em nenhum dos dois.
Nesse mesmo cenário, a intenção de voto em Lula entre eleitores da esquerda não lulista subiu de 85% para 89%. Já entre a direita não bolsonarista, o porcentual favorável ao governador paulista avançou de 71% para 76%, ainda abaixo da intenção de voto em Flávio Bolsonaro (79%) em um eventual segundo turno contra Lula.
Flávio como candidato de Bolsonaro
No início deste mês, Flávio Bolsonaro anunciou que seu pai confirmou que ele será o candidato a presidente do grupo em 2026. O senador avisou ao Partido Liberal e a Tarcísio de Freitas sobre a decisão de Bolsonaro. O presidente nacional da sigla, Valdemar Costa Neto, disse estar a par da articulação.