Campeonato Brasileiro
23h20 30 Agosto 2025
Atualizada em 30/08/2025 às 23h20

São Paulo é castigado por baixa efetividade e vê Cruzeiro encerrar invencibilidade

Por Marcos Antomil Fonte: Estadão Conteúdo

O São Paulo entrou em campo neste sábado para defender uma invencibilidade de oito jogos no Brasileirão. A equipe tricolor teve mais controle de posse de bola, ocupou por mais tempo o ataque, mas pecou pela pontaria descalibrada e saiu de campo derrotada pelo Cruzeiro por 1 a 0, no Mineirão, pela 22ª rodada do torneio nacional.

Mesmo desfalcado, o São Paulo adotou uma postura valente e surpreendeu o Cruzeiro. Porém, não conseguiu traduzir a superioridade em gols. Rodriguinho e Rafael foram os destaques do time tricolor. Com poucas opções capazes de alterar o panorama, o técnico Hernán Crespo mexeu no time apenas após os 30 minutos do segundo tempo.

O resultado deixa o São Paulo estagnado na sétima colocação, com 32 pontos. O Cruzeiro, por sua vez, assume a segunda posição provisoriamente, com 44 pontos.

Com a Data Fifa, São Paulo e Cruzeiro terão tempo de preparação para os próximos desafios. O time de Belo Horizonte tem clássico com o Atlético-MG para decidir quem vai às semifinais da Copa do Brasil. A partida está agendada para o dia 11 de setembro, às 19h30, no Mineirão. Já os comandados de Hernán Crespo entram em campo no dia 14, às 17h30, em duelo com o Botafogo, no MorumBis, pelo Brasileirão.

O São Paulo se postou no campo de ataque desde os primeiros movimentos e pressionou o Cruzeiro em busca do primeiro gol do jogo. Rodriguinho, Luciano e Ferreirinha se apresentaram como protagonistas. A pressão tricolor não resultou em gol nos minutos iniciais como se desenhava. Aos poucos, o conjunto celeste gerou maior equilíbrio na partida.

O nervosismo se tornou um componente importante da partida. Divididas ríspidas e discussões se intensificaram. Daronco precisou intervir para acalmar os ânimos. Pelo lado tricolor, houve repetidas reclamações sobre as decisões da arbitragem gaúcha.

O Cruzeiro gostou do jogo e passou a se arriscar mais. William exigiu uma grande defesa de Rafael. A zaga do São Paulo cometeu deslizes que comprometeram a tranquilidade do torcedor. Mesmo assim, o placar não foi alterado ao longo da primeira etapa.

No segundo tempo, o São Paulo voltou melhor. O Cruzeiro continuou com problemas de articulação no meio-campo. A troca de Kaio Jorge por Gabigol não surtiu o efeito esperado nos primeiros minutos.

O roteio parecia repetido. Depois de uma pressão inicial, o São Paulo viu o Cruzeiro buscar o equilíbrio e evoluir. Pouco eficazes, os visitantes foram castigados pelos donos da casa. Aos 19 minutos, em cobrança de falta, Matheus Pereira bateu forte, a barreira desviou e enganou o goleiro Rafael, colocando a equipe celeste em vantagem no placar.

Aos 31, na bola parada, Rafael fez duas defesas impressionantes que impediram o Cruzeiro de ampliar o marcador naquele instante. Crespo demorou a fazer alterações. O argentino as fez quando a situação já era complicada e restando pouco mais de 10 minutos do tempo regulamentar. Nos acréscimos, Cássio impediu o São Paulo de comemorar.

FICHA TÉCNICA:

CRUZEIRO 1 X 0 SÃO PAULO

CRUZEIRO - Cássio; William, Fabrício Bruno, Villalba e Kaiki Bruno; Lucas Silva (Kauã Prates), Lucas Romero, Matheus Henrique e Matheus Pereira (Sinisterra); Wanderson (Eduardo) e Kaio Jorge (Gabigol). Técnico: Leonardo Jardim.

SÃO PAULO - Rafael; Cédric, Ferraresi, Alan Franco, Sabino e Patryck (Wendell); Pablo Maia (Henrique Carmo), Bobadilla e Rodriguinho; Ferreirinha (Tapia) e Luciano (Dinenno). Técnico: Hernán Crespo.

GOL - Matheus Pereira, aos 19 minutos do segundo tempo.

CARTÕES AMARELOS - Villalba, Lucas Silva, Patryck, Rodriguinho e Luciano.

ÁRBITRO - Anderson Daronco (RS).

RENDA - R$ 2.175.177,30.

PÚBLICO - 36.882 presentes.

LOCAL - Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG).

VEJA TAMBÉM

Conflitos
Reino Unido deve reconhecer um Estado Palestino
10h40 21 Setembro 2025
Política
Artistas convocam para atos da esquerda
07h10 21 Setembro 2025