Em meio às ameaças do presidente dos EUA, Donald Trump, de impor novas tarifas, a União Europeia (UE) prometeu nesta segunda-feira ampliar a cooperação comercial com o Canadá.
Em comunicado, a Comissão Europeia, braço executivo da UE, informou que a sua presidente, Ursula von der Leyen, e o primeiro-ministro canadense, Mark Carney, discutiram por telefone "como tornar o Canadá e a UE mais fortes e competitivos diante das mudanças nas relações comerciais e da incerteza econômica".
Entre os setores prioritários, o comunicado cita políticas industriais, comércio digital, matérias-primas críticas e tecnologias limpas. Von der Leyen e Carney também falaram sobre "novas oportunidades para trabalharem juntos em compras e fabricação de defesa industrial", no contexto da nova Parceria de Segurança e Defesa.
A nota destaca que ambos prometeram aprofundar a parceria estratégica e "reforçar a cooperação entre a Europa e o Acordo Abrangente e Progressivo para a Parceria Transpacífica (CPTPP)", que inclui economias como Japão, Austrália e México. Segundo o texto, os dois líderes revisaram "o sucesso da recente Cúpula UE-Canadá e o progresso feito desde então".
A Comissão Europeia afirmou que os dois "manterão contato próximo e continuarão trabalhando juntos".
Trump anunciou tarifas de 30% para os produtos da EU e 35% para os do Canadá.