O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) anunciou que o Brasil concluiu sua participação nas Olimpíadas de Inverno de 2026, realizadas nas cidades italianas de Milão e Cortina, com um resultado excepcional. Em comunicado divulgado neste domingo (22), a entidade destacou que o destaque do país foi a medalha de ouro conquistada por Lucas Pinheiro Braathen na prova de slalom gigante, marcando a primeira medalha de ouro do Brasil em sua história nos Jogos Olímpicos de Inverno.
“Iniciamos com um aumento no número de participantes e culminamos nossa campanha com uma medalha de ouro, a primeira do Brasil em Olimpíadas de Inverno”, disse Marco La Porta, presidente do COB.
O Brasil teve sua maior delegação na história das Olimpíadas de Inverno, contando com 14 atletas. Lucas Pinheiro Braathen também falou sobre a importância desta conquista, representando não apenas o país, mas a diversidade cultural e esportiva do Brasil. “Estivemos aqui para fazer a diferença e celebrar nossa diversidade por meio do esporte”, afirmou.
A cerimônia de encerramento, que ocorreu neste domingo, foi também elogiada pelo presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Kirsty Coventry, que caracterizou os Jogos como fantásticos e destacou o desempenho excepcional dos atletas durante o evento.